Escritor do Mês de NOVEMBRO

FERNANDO PESSOA


Fernando Pessoa, poeta português, nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1888. Órfão aos 2 anos de idade, a mãe casou-se novamente com o cônsul português em Durban, África do Sul. Aqui, Fernando frequentou a high school de Durban e recebeu o prémio Rainha Vitória de estilo inglês, em 1903, no exame de admissão à Universidade do Cabo da Boa Esperança. Ao regressar a Lisboa, trabalhou como tradutor e correspondente em diversas empresas comerciais, ao mesmo tempo que se dedicava intensamente à literatura. Matriculou-se na Escola Superior de Letras, mas não concluiu o curso. Participou em várias revistas literárias, entre elas, Orpheu.


A obra de Fernando Pessoa divide-se em ortónima, publicada sob seu próprio nome, e heterónima, publicada sob o nome de diferentes poetas que ele criou - são os seus heterónimos.

Fernando Pessoa morreu em Lisboa em 30 de Novembro de 1935.

Até hoje a sua obra não foi publicada na sua totalidade, pois ele deixou cerca de 27 mil papéis num baú. É considerado um dos maiores e melhores poetas de todos os tempos.

Se quiseres saber mais, consulta o link: http://www.vidaslusofonas.pt/fernando_pessoa.htm

"Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade." Miguel Torga

Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar