
A 10 de Dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujos preceitos deveriam ser seguidos por todos os povos e nações. A Declaração é o maior documento concebido a favor da humanidade, abrangendo direitos e deveres no âmbito individual, social, cultural e político.
Dois anos depois, em 1950, todos os Estados e organizações foram convidados a celebrar, nessa data, o Dia dos Direitos Humanos.
A Declaração é formada por um preâmbulo e 30 artigos que enumeram os direitos humanos e liberdades fundamentais de que são titulares todos os homens e mulheres, de todo o mundo, sem qualquer discriminação. O Artigo 1.º, que expõe a filosofia subjacente à Declaração, afirma: «todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade».
Para conheceres todo o documento clica em Carta Internacional dos Direitos Humanos (doc) in Amnistia Internacional Portugal
Já agora, vale a pena reflectir na mensagem contida neste vídeo
Sem comentários:
Enviar um comentário