2.3.09

Lingua Materna

Ynari Descobre o valor das palavras.

O Dia da lingua materna celebra-se a 21 de Fevereiro, data que, por calhar a um sábado, fez com que a EB2/3 de S. João da Madeira antecipasse a efeméride e festejasse um dia antes. O conto de Ondjaki "Ynari - A menina das cinco tranças", foi peça escolhida para marcar a data.

No mundo de Ynari e com a ajuda das suas cinco tranças é possivél solucionar guerras com a ajuda das palavras e, por conseguinte, deixar de usar essa palavra, que só traz sofrimento.

Foi com a adaptação para o teatro do conto "Ynari - A menina das cinco tranças", do autor angolano Ondjaki, que a EB2/3 de S. João da Madeira assinalou o Dia da Lingua materna.

Através do clube de teatro, integrado no projecto "Garagem dos Sons", a escola decidiu promover esta iniciativa fora das salas de aula, que congregou esforços de várias disciplinas.
A Língua portuguesa foi, então, o idioma em destaque, que não se resume só ao português falado em portugal, mas, como os meninos e meninas da EB2/3 de S. João da Madeira explicaram, interagindo com uma professora, há também o Português do Brasil, aquele que falado no continente africano e ainda na Ásia.

O clube de teatro, ainda a dar os seus primeiros passos, dramatizou o conto de Ondjaki, obra em que a importância das palavras e o seu uso têm um lugar de destaque. Numa viagem por várias aldeias, Ynari e o Homem Pequenino resolveram vários conflitos e descobriram a importância das palavras, além de que o sonho pode ajudar a descobrir a magia que há dentro de cada um de nós.

O Projecto "garagem de Sons", é uma iniciativa que nasceu no principio deste ano lectivo e que reune trê sub-projectos, são eles os clubes de Teatro, de dança e a banda Filormónica.
No caso concreto do clube de treatro, após uma primeira apresentação na Festa de natal e agora no Dia da Lingua Materna, as próximas actividades estão marcadas para o festival de teatro de S. João da Madeira e para as comemorações do 25 de Abril.

Texto de Ana Tavares, in jornal "O Regional" de 26 de Fevereiro de 2009





Sem comentários:

"Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade." Miguel Torga

Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar