19.3.09

Semana dos Afectos – 11 a 15 de Fevereiro

À semelhança do ano lectivo anterior, comemorou-se a Semana dos Afectos que contou com a participação de toda a comunidade educativa nas diversas actividades.
Assim, nas aulas de Língua Portuguesa, os professores motivaram os alunos para a produção de mensagens, sob a forma de carta, com o destinatário à escolha. As cartas, depois de corrigidas nas aulas, foram postas no marco do correio existente na Biblioteca.
Para uniformizar a apresentação das mensagens, a professora Margarida Lemos elaborou uma folha modelo, englobando o destinatário, remetente e selo.
Paralelamente houve um concurso de cartões ou postais alusivos à Semana dos Afectos.
Esta actividade estendeu-se a todo o Agrupamento, através das Coordenadoras das Bibliotecas, que fizeram a troca de correspondência. Esta actividade contou com o entusiasmo dos alunos conforme se pode comprovar pela seguinte tabela:

5ºano - 240
6ºano - 369
7ºano - 153
8ºano - 264
9ºano - 35
CEF - Mecânica - 34
CEF- Educação - 10
Professores - 100
Funcionários - 20
Escolas do Agrupamento - 67
Total - 1292

Inserida no Mês dos Afectos decorreu, também, na Escola, o Dia dos Abraços.
Esta iniciativa constitui a nossa versão dos Free Hugs de Juan Mann (apelido criado para manter a privacidade), um homem que abraçava estranhos, no intuito de enriquecer as suas vidas.
Alunos e professores distribuíram afectos na forma de abraços, lembrando assim que os pequenos gestos podem contribuir para a alegrar o nosso quotidiano.
A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar a partir das 10h. No entanto, foi com algum desalento que os alunos não puderam deslocar-se à Santa Casa da Misericórdia e a outros espaços da cidade, como estava previsto, devido ao mau tempo.

Sem comentários:

"Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade." Miguel Torga

Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar