15.2.10

A propósito da comemoração do Centenário da República

Aqui ficam algumas sugestões de leituras a propósito da comemoração do Centenário da República:
Uma vez que a morte do Rei D.Carlos foi o princípio do fim da Monarquia e precipitou a implantação da República, lê os seguintes livros:


D. Carlos I, o diplomata
, Ana Oom, traz um CD como material acompanhante. Pode ser lido online e ouvidas as músicas aqui.



O dia em que mataram o Rei, José Jorge Letria
A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma estadia em Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço.
Numa linguagem simples e adequada, explica-se aos mais pequenos este acontecimento e a sua importância na História de Portugal.




Mataram o Rei!, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Caminho

Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosíssimo que tem como alcunha o Toupeira e sabe camuflar-se disfarçando-se de personalidades diferentes conforme o caso. A aventura vai decorrer em Lisboa no ano de 1908 onde João se envolve involuntariamente com um grupo de revolucionários que estão prestes a assassinar o rei D. Carlos...




Para quem prefere a banda desenhada, José Ruy conta a sua versão dos acontecimentos em imagens, no livro Mataram o rei!... Viva a República!





José Jorge Letria volta ao assunto em A Minha primeira República, desta vez para dar continuidade aos acontecimentos. Depois da morte de D. Carlos, em 1908, o seu filho D. Manuel II ainda reinou durante dois anos, até à implantação da República, em 5 de Outubro de 1910.

Sem comentários:

"Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade." Miguel Torga

Modelo de Auto-avaliação da Biblioteca Escolar